Entenda como funciona o marketing Digital
O que é o marketing Digital?
O simples uso da internet em mecanismos de buscas, celulares, mídias sociais ou outros canais com o propósito de alcançar consumidores é conhecido como Marketing Digital.
Por ser totalmente novo, o marketing digital requer maneiras novas de abordar clientes e mapear como eles se comportam para desenvolver um tipo de comunicação mais assertiva.
Para uma melhor compreensão desta modalidade é preciso entender que:
- O Marketing Digital é simplesmente o uso da internet para atingir pessoas.
- O marketing digital inclui atrair clientes por múltiplos canais como: pesquisas no Google, redes sociais, canais de vídeos e muito mais.
Diferente do marketing tradicional em que empresas anunciavam por exemplo, em um jornal, rádio ou TV e não conseguiam mensurar resultados precisos, no marketing Digital é possível monitorar cada passo da jornada do usuário, seja ele navegando por um site, ou até mesmo assistindo um vídeo na internet.
Porque muitas empresas estão investindo no Marketing Digital?
Como funciona o Marketing Digital | EA Mídia Digital
O marketing Digital está em uma evolução constante, surgindo diariamente novas tecnologias, novas técnicas e formas diferentes para avaliar resultados.
De fato, o investimento em marketing digital pode ser mais barato que o investimento no tradicional modelo de marketing e ainda trazer uma gama enorme de benefícios para o crescimento de qualquer negócio.
É preciso ter em mente que o investimento em Marketing Digital é;
Mensurável ou seja, você pode a todo momento entender onde está sendo investido o dinheiro e monitorar se está tendo retorno ou não;
É flexível, pois você pode a qualquer momento trocar uma campanha que não está dando certo e investir sequencialmente em uma campanha com uma nova mensagem ou simplesmente parar o investimento;
É direcionado para públicos específicos com base em idade, comportamento ou tipo de canal que as pessoas navegam;
É escalável, ou seja, você sabe exatamente quanto investir para ter o retorno sobre o investimento.
Além das possibilidades citadas anteriormente, o marketing Digital tem o poder de fortalecer a lembrança da marca na internet (Brand Awareness), e ajudar a transformar meros usuários em clientes que posteriormente podem se tornar defensores da marca e consequentemente ajudar a aumentar significativamente a lucratividade da empresa.
Os principais tipos de marketing na Internet
Marketing em sites
Com um site bem estruturado e desenvolvido, sua empresa pode atingir boas posições organicamente nos mecanismos de busca do Google e ainda realizar ações estratégicas para transformar visitantes em leads qualificados.
Marketing de conteúdo
Conhecido como “Inbound Marketing” este tipo de estratégia consiste em criar artigos de qualidade em blogs ou sites com conteúdos de alta qualidade, fazendo com que estes leitores possam sanar suas dúvidas e consequentemente serem educados a respeito dos produtos ou serviços da empresa.
Marketing de vídeo
Em uma pesquisa realizada pela Aberdeen Group revelou que empresas que investem em vídeos como estratégia de marketing, aumentaram em 66% a quantidade de leads qualificados e crescem em até 50% por ano o Brand Awareness (lembrança da marca).
Em outra pesquisa da Social Vídeo Forecast, podemos observar também que, 76.5% de pequenas empresas que investiram em vídeos como estratégia tiveram um impacto direto em suas operações.
Com o crescente crescimento das pessoas assistindo vídeos na internet, apostar em vídeos criativos para sua empresa pode ser uma boa estratégia para atrair um público qualificado e segmentado e aumentar ainda mais a autoridade da sua empresa no digital.
Marketing em redes Sociais
As redes sociais ajudam significativamente a criar relacionamento com sua audiência e no fortalecimento e crescimento da sua marca.
Um dos principais objetivos do marketing em mídias sociais é aumentar o reconhecimento da marca e estabelecer uma relação de confiança com o público à medida que sua empresa for aprofundando com a estratégia poderá simplesmente transformar estes usuários ou seguidores em Leads.
Publicidade por clique (PPC)
Por permitir que a publicidade alcance os usuários em muitas plataformas online por meio de anúncios pagos a publicidade por clique ou (PPC) é também uma ótima opção por atingir usuários que estão em canais como Google, Bing, LinkedIn, Twitter, Pinterest ou Meta (anteriormente Facebook).
Seja anunciando em Google ou criando conteúdos para os diversos canais de mídia, o marketing Digital é sem sombra de dúvidas uma oportunidade enorme para empresas que querem atingir potenciais clientes.
Existem diversas ações que uma agência de de marketing Digital pode traçar para a atrair mais clientes e ajudar sua empresa a se destacar da concorrência e a aumentar a lucratividade.