Como aumentar as vendas da minha virtual?
Você sabia que o tempo médio de vida de uma loja virtual é de 3 meses?
Pois bem se você está planejando abrir um e-commerce ou já possui sua loja virtual e quer aumentar as vendas,
Preparei este artigo com 12 dicas poderosas para te ajudar a aumentar as vendas da sua loja virtual.
De nada adianta você ter um loja virtual maravilhosa se os clientes não chegam até ela.
Mas Ezequiel, eu contratei um especialista em desenvolvimento de loja virtual tudo foi muito bem elaborado, layout maravilhoso e otimizado, faço anúncios patrocinados porém não consigo fechamentos o que fazer?
De início precisaremos fazer um diagnóstico para entender e te ajudar a aumentar as vendas da sua loja virtual.
01. Sua campanha está segmentada para o público certo?
Com o avanço tecnológico conseguimos escrever o anúncio para a pessoa certa no lugar certo na hora certa.
Um dos maiores erros que muitas marcas cometem é de anunciarem para o público errado. Na maioria das vezes navegando por Google, Youtube, Facebook e Instagram, me deparo com anúncios que não são relevantes para mim, às vezes por curiosidade as pessoas acabam clicando o detalhe é que muitos anúncios a cobrança é feita por clique, então se sua marca estiver errando nisso poderá está atraindo a audiência errada que por final além de não comprar seu produto ainda te faz perder muito dinheiro.
Então, o ideal é ter um profundo entendimento do seu cliente ideal.
Mas como fazer a segmentação correta da minha audiência? Recomendo um estudo de persona detalhado, saiba mais clicando neste link.
02. Sua campanha contém uma mensagem que condiz com o que realmente está entregando?
Um erro bem comum de campanhas digitais para e-commerce são anúncios patrocinados com promoções que as vezes não são bem esclarecidas para os cliente veja um exemplo:
Toda loja com 10% de desconto, entretanto quando você entra no site e coloca o desconto aparece uma mensagem este desconto é válido apenas para pagamento no boleto nas compras acima de R$ 500,00, isso deixa o cliente furioso e acaba desistindo da compra.
Se sua loja estiver anunciando que terá uma porcentagem de desconto descreva qual o método de pagamento se é cartão ou boleto, descreva também a validade da promoção isso despertará no cliente o senso de urgência e acabará sendo um fator relevante para ajudar a reforçar a compra.
03. Sua página de produto possui boas fotografias?
Boas fotografias de produtos ajudam sua loja virtual a vender mais.
De nada adianta investir maior verba com anúncios, fazer estudos de comportamento do consumidor, ter peças publicitárias maravilhosas e quando chega na página do produto as fotos não possuem boa resolução, aí o cliente fica dando zoom e vendo tudo saturado e isso desestimula a compra.
04. Qual o tempo médio de carregamento da sua página?
De acordo com o Google o ideal é que a página demore em torno de 3 segundos.
Você sabia que a Amazon aumentou em 25% suas vendas a partir do momento que otimizou o tempo de carregamento da sua loja?
Já se perguntou se a sua página está tendo um tempo de carregamento neste intervalo de tempo?
Se sua página estiver carregando com maior tempo que isso sinto te dizer, mas as pessoas acabam desistindo da compra.
05. Sua página do produto tem informações suficientes para sanar todas as dúvidas do usuário?
Outro dia navegando por um site famoso de compras em busca de uma cadeira específica para o meu escritório, eu precisava de uma informação muito relevante para realizar aquela compra que era a medida da cadeira, eu acabei não encontrando aquilo que eu estava buscando e por fim desisti de comprar no site.
Ordene as informações mais relevantes, otimize os textos e escreva o necessário sem rodeios ou seja, direto ao ponto.
06. Sua loja possui um canal no youtube?
As pessoas quando querem comprar determinado produto vão no youtube para ver vídeos sobre o produtos, nesta etapa elas querem ver vídeos detalhados, e ver o produto como ele realmente é.
Se por exemplo sua loja virtual vende cadeiras, produza vídeos em alta resolução com edições profissionais mostrando como é o processo de montagem, qual matéria-prima é utilizada, qual a garantia.
Olha só que sacada dessa marca de cadeiras CHAIRS eles colocaram no vídeo uma mulher para montar o produto passando a impressão da “facilidade na montagem do produto”, achei essa ideia muito fascinante!
07. Seu produto é bem avaliado nos canais do youtube e canais sociais?
Se negativos os positivos os comentários em seus canais sociais são fatores importantes, primeiro ponto importante é que a partir de avaliações e comentários de usuários você pode melhorar seus produtos processos ou até na criação de novos produtos, muitas vezes o usuário deixa sugestões de melhorias e isso ajuda muito.
Responder seu cliente é de fundamental importância, pois além de criar relacionamento, outras pessoas saberão que sua marca é presente e “humana”, por isso é importante separar algum profissional do seu time justamente para ficar respondendo aos comentários de clientes, lembre-se de responder sempre com profissionalismo e empatia.
08. Sua loja possui vídeo na página do produto?
Você sabia que 90% dos usuários afirmam que os vídeos auxiliam na decisão de compra, e que 68,2% preferem ver vídeos por isso mesmo que o maior consumo da internet é através de vídeos. Prender a atenção do usuário é uma tarefa relativamente difícil, fazer com que ele permaneça mais tempo em sua página pode ser mais fácil com vídeos .
Lembre-se, não produza vídeos muito longos, seu roteiro tem que ser simples didático e simples.
09. Seu site passa segurança para os compradores?
Sua loja virtual é segura? Sim Ezequiel minha loja virtual possui criptografias de pontas e os dados armazenados são salvos em bancos de dados protegidos e etc… Peraí! O usuário que navega pela sua loja sabe disso? Isso precisa estar nítido para ele para transmitir segurança total na segurança da compra.
10. Como seu site está avaliado no reclame aqui e na página do produto?
Nem vamos discutir sobre isso, mas se sua loja não possui boas pontuações lá, você pode ter tudo isso que citei no tópicos anterior, o cliente simplesmente vai desistir e ponto final.
11. Seus produtos são entregues no prazo determinado?
Surpreenda seu cliente. Olha só a sacada se seu tempo de entrega do produto é de 10 dias, coloque 15 dias por exemplo e entregue com 10, seu cliente ficará muito mais feito e irão comentar…” nossa eles entregaram tão rápido, superaram minhas expectativas!”.
12. Sua loja virtual possui pixel de remarketing para que os anúncios possam seguir seus visitantes?
Na grande maioria das vezes os clientes não compram exatamente naquele momento que colocaram o produto no carrinho, às vezes a compra pode levar, horas, dias ou semanas.
É nestas horas que se você precisa enviar e-mails customizados automatizados para o seu cliente Ofertando.
Olá Giane o produto que adicionou em seu carrinho de R$ 49,90 foi para R$ 45,00 mas este valor é só até a data xyz corra e aproveite!.
Para encerrarmos gostaria de algumas considerações finais.
Lembre-se!
Quanto melhor seu produto for avaliado nos comentários melhor ele será listado nos resultados de pesquisas do Google.
Outro detalhe, colha sempre Feedbacks dos clientes, pergunte se ele realmente está satisfeito com a compra, se o produto dele chegou em perfeito estado, tudo isso é muito bom, pois gera menos reclamações de clientes sem contar no relacionamento e confiança que é criado.
Gratidão por viajar comigo, sinta-se a vontade para perguntar e deixar algum comentário logo abaixo.
Terei total prazer em te responder.
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