Loja virtual, o que você precisa saber antes de abrir
mas de fato oque você realmente precisa saber para cuidar do Marketing Digital do seu e-commerce?
O comércio eletrônico vem crescido rapidamente, com este veloz crescimento podemos notar uma grande oportunidade de empresas gerarem negócios e aumentar seu faturamento. Se pegarmos como exemplo a Amazon podemos notar que essa empresa dos EUA teve o faturamento de 1,7 Bilhões em menos de 4 anos. Estes números tornam claro o verdadeiro potencial deste mercado.
Antes de montar sua loja virtual é interessante ter embasado o seu modelo de negócio, tendo em vista que tipo de negócio ou nixo exige estratégias diferentes.
B2B e-commerce – Significa que o comércio de seus produtos será comercializado de empresa – Relacionamento com fornecedores, revendedores e parceiros.
B2C e-commerce – Isso significa que seus produtos serão comercializados de empresa para clientes – Venda direta consumidor final.
Lembrando que cada modelo de negócio requer ações de marketing digital bem específicas. Muitos lojistas falham nestas questões entregando anúncios no e-commerce que não são relevantes para aquele determinado público o que acaba gastando verbas desnecessariamente e perdendo muitas oportunidades de vendas.
O que é e-commerce?
E-commerce é qualquer tipo de comércio que implique algum tipo transação eletrônica através da internet.
Segundo Albertin (1999), comércio eletrônico é “a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio num ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e de informação, atendendo aos objetivos de negócio. Os processos podem ser realizados de forma completa ou parcial, incluindo as transações negócio-a-negócio, negócio-a-consumidor e intra organizacional, numa infra-estrutura predominantemente pública de fácil e livre acesso e baixo custo.” Ou, simplesmente como a compra e venda de informações, produtos e serviços, usando uma rede de computadores.
Seu e-commerce não deve se focado simplesmente em segurança, criptografias ou pagamentos , porém deve sim ter como como prioridade pesquisas e acompanhamentos do comportamentos do cliente vendas e suporte.
Se você está planejando abrir um e-commerce eu te convido a mergulhar comigo neste texto, pois com total prazer irei lhe mostrar fatores imprescindíveis que você precisa levar em consideração para que seu projeto seja bem estruturado e você consiga tirar proveito deste share de mercado.
Para se desenvolver um e-commerce existem alguns fatores que devem ser levados em consideração.
01. Comunicação
comunicação simples e de fácil entendimento.
Como a comunicação é realizada por troca de informações e existe o fator distância entre consumidor e fornecedor é preciso que sua linguagem de escrita da sua loja seja simplificada e de fácil entendimento, na maioria das vezes as pessoas desistem da comprar pelo fato de não encontrarem informações suficientes que possam sanar suas dúvidas por completo, ou simplesmente pelo fato daquelas informações não estarem escritas de maneira que ele consiga entender.
Dica >> No seu site peça para a empresa especializada em desenvolvimento de e-commerce que crie uma aba Faq/perguntas frequentes, nesta aba você poderá colocar possíveis respostas para as perguntas dos clientes evitando assim que os visitantes tenham que entrar em em seus canais de atendimento, sendo assim sua equipe de atendimento ficará mais focada em atividades mais relevantes.
02. Dados
Armazenamento de informações
É de fundamental importância deixar bem claro para o usuário que a medida que ele for navegando nas páginas suas informações serão armazenadas em cookies e que estes dados irão lhe proporcionar uma melhor experiência de compra e navegação.
03. Segurança das Informações
Certificado SSl para e-ccomerce
Quando se trata de trabalhar com dados de cartão de crédito e endereço de pessoas é de fundamental importância conversar com o seu desenvolvedor da loja virtual argumentando se o certificado SSl para e-commerce será ativado, isso é importante pois os dados serão criptografados evitando assim que sua loja seja invadidas por hackers, gerando assim mais segurança para os compradores.
04. Ações inteligentes de Marketing Digital
Perseguindo os visitantes
e nada adianta ter uma loja virtual se você não estiver disposto a injetar grana em publicidade impulsionada para que enxurradas de navegantes sejam atraídos para o seu negócio.
Oriente sua equipe que cuidará do Marketing a criar sua campanha no google Ads e utilizar ações de remarketing, ou seja anúncios que seguem estes usuários por onde ele for ajudando a fortalecer a venda.
05. Monitoramento de acessos
Google Analytics para e commmerce
Oriente ao desenvolvedor da loja que interligue sua loja ao Google Analytics.
através desta ferramenta é possível monitorar quantas pessoas visitam seu site por dia/hora, de onde as pessoas estão acessando, qual tipo de navegador e qual tipo de dispositivo estão utilizando, entre outras peculiaridades.
06. Direção fotográfica
Ensaio fotográfico dos produtos
Na hora de desenvolver o
as lojas concentram sua atenção em tantos detalhes e acabam esquecendo de focar no ensaio fotográfico dos produtos, de acordo com estudo fotos bem produzidas podem melhorar a percepção dos futuros compradores e agregar muito mais valor para o seu produto, clique aqui para saber mais como deve ser o ensaio fotográfico dos produtos da sua loja virtual.
. 07 Escolha de domínios
Para escolher o domínio do sua loja primeiro temos que levar em consideração alguns pré-requisitos básicos:
Sua loja venderá produtos a nível nacional ou internacional?
Se for a nível nacional seu domínio deverá ser registrado com o
com o final .com.br
Ex: www.sualoja.com.br
Se for a nível internacional sua loja deverá possuir o domínio nacional com a terminação .com
www.sualoja.comp